
Private Equity
Para os fundos de Private Equity, as Compras são um factor chave na criação de valor do seu portfólio. Particularmente em PME's, onde os processos de compra são habitualmente pouco sofisticados, o potencial de melhoria nos custos é enorme. Alterações significativas no EBITDA podem ser alcançadas através de programas específicos de Compras e Redução de Custos, deixando o resto da organização do Private Equity concentrada no crescimento do negócio.

A equipa da BIG Partners apoia as empresas de Private Equity neste processo de criação de valor, ajudando a melhorar significativamente o seu EBITDA, através da implementação de programas de compras cross-portfolio e/ou company-specific.
A experiência da BIG Partners não tem muito paralelo no mercado, pois não só entendemos como operacionalizar estes programas em médias empresas, como estamos focados nos resultados obtidos e comprometemo-nos em ligar os nossos fees às poupanças alcançadas.
A experiência da equipa de Compras da BIG Partners, tem permitido alcançar valores de poupança muito significativos em categorias como: telecomunicações, energia, marketing e publicidade, serviços de impressão e gráficas, telemarketing, IT hardware e software, serviços de limpeza e segurança, serviços de correio, deslocações, viagens e estadias, seguros, packaging, produtos de mercado para fabrico e manutenção, shipping, real estate, frota automóvel, material de escritório, formação, e muitos outros.
Como a nossa experiência em Compras não se limita às categorias indirectas, o âmbito do nosso trabalho poderá ser bastante maior e mais profundo e dessa forma acrescentar muito mais valor e benefício aos projectos, face a outras empresas de consultoria que actuam no mercado.
Limitações das empresas de Private Equity
Alavancar a função Compras num portfólio de Private Equity poderá gerar melhorias significativas no EBITDA e na valorização do seu portfólio.
No entanto, esta enorme oportunidade não é aproveitada pelas empresas de Private Equity, face às seguintes limitações:
-
Falta de recursos;
-
Falta de informação de contratos e custos específicos;
-
Falta de experiência em muitas categorias de compras;
-
Falta de conhecimento do impacto que um processo de compras profissional e sistemático poderá causar no EBITDA e na criação de valor do seu portfólio.
Como consequência, uma fonte significativa de melhoria do valor do seu portfólio não é utilizada.
Recursos
-
Dimensão do Fundo/Portfólio parece não justificar a existência de uma equipa operacional de gestão dedicada;
-
Mesmo existindo essa equipa operacional, está tendencialmente focada em portfólios de empresas "under-performance" e não em maximizar o potencial das compras.
-
Custos fixos internos para as áreas de compras são vistos como recursos não justificados;
Falta de
Informação
-
Falta de informação detalha de contratos e custos específicos, quer a nível das empresas quer a nível agregado do portfólio, não permite quantificar as oportunidades e prioritizar as acções;
-
Impossibilidade de efectuar uma análise de benchmarking com os valores de referência do mercado, identificando oportunidades;
-
Falta de experiência na compras de determinadas categorias, impossibilita um melhor negociação em sectores mais complexos.
Função Compras não é vista como prioritária
-
Muitas vezes focados num processo de re-engenharia financeira do que na melhoria operacional das empresas.
-
A função Compras não é vista como prioritária. (Os ganhos não são conhecidos, o tempo e recursos investidos não são vistos como recompensadores).
-
A organização de gestão do PE não está praparada para entender o valor da Função Compras e como ela pode gerar valor.
Outras
-
Os PE são habitulamente "hands-off" e não querem impôr tomadas de decisão às empresas do Portfólio.
Serviços de Compras/Procurement específicos para Private Equity
A BIG Partners tem disponível um conjunto alargado de serviços pensados para as necessidades dos Private Equity e das empresas do seu portfolio.
-
Diagnóstico aos custos de cada empresa, identificando potencial de poupança nas empresas e cross-portfolio.
-
Serviços de sourcing por categoria.
-
Implementação de programas de redução de custos.
-
Apoio na evolução e transformação das compras.
-
Formação específica em Compras e Negociação.
-
Assessoria no processo de Due-dilligence para diagnóstico de oportunidades.
-
Apoio no desenvolvimento de competência em Compra para todo o Portfólio.