
" A experiência, dedicação e a abordagem de trabalho trazidas pela BIG Partners para o projecto de Redução de Custos, permitiu não só atingir significativas poupanças financeiras, como desenvolver novas capacidades internas de abordagem aos custos e aos processos de compra, que certamente nos ajudarão no futuro.."
Mª João Teixeira de Abreu
Directora Geral
Abreu Advogados
" A contribuição da BIG PARTNERS no sucesso obtido nos projectos de Redução de Custos e de Reorganização Financeira, excedeu largamente as minhas expectativas iniciais. A equipa que a BIG PARTNERS disponibilizou em permanência para suporte destes projectos trabalhou de forma incansável e inteligente, em perfeita articulação com todo o escritório, e com uma dedicação raramente vista em consultores externos. Estes projectos tiveram um impacto muito significativo nos resultados e na organização da nossa sociedade e a BIG PARTNERS fica credora do meu grande reconhecimento e apreço."
Redução de Custos
Os programas focados na Redução de Custos, estão desenhados para apoiar empresas que queiram posicionar rapidamente os seus custos, com a aquisição de bens e serviços, ao nível dos melhores benchmarkings de mercado, beneficiando da experiência concreta em Compras da equipa da BIG Partners, sem qualquer risco e sem necessidade de grande envolvimento das suas equipas internas.
Os resultados são habitualmente importantes poupanças nas principais categorias de compras (entre 15% e 30% em média), com impacto directo nos resultados liquidos das empresas.
Temos a confiança de ligar os nossos fees aos resultados obtidos, numa lógica "no savings - no fees".
Metodologia utilizada na implementação de programas de Redução de Custos

Numa primeira fase, efectuamos um diagnóstico rápido aos custos da empresa, com a aquisição de bens e serviços, identificando o potencial de poupança por categoria e apresentando um roadmap para a sua concretização.
FASE 1
O ponto de partida de colaboração com os nossos clientes é habitualmente a elaboração de um diagnóstico rápido aos custos da empresa/organização, que permita identificar as oportunidades de poupança por categoria e definir um roadmap de acção para a sua implementação.
Um processo de diagnóstico passa habitualmente por analisar e responder aos seguintes pontos:
-
Qual o valor total de custos da organização?
-
Qual o valor de cada categoria de compra?
-
Quais os drivers de custos de cada categoria e como estão a ser utilizados pela organização?
-
Quais os fornecedores existentes e como é realizado o processo de consulta ao mercado?
-
Qual o perfil de consumo e as alavancas que são possíveis accionar?
-
Qual o potencial de poupança, categoria a categoria?
No final desta fase, será entregue um relatório de diagnóstico dos custos das principais categorias de compras e uma estimativa de poupanças, acompanhada de um roadmap de implementação.
FASE 1 - Diagnóstico aos custos e identicação do potencial de poupança
Gonçalo da Cunha
Managing Partner
F. Castelo Branco & Associados