
Implementação de Programas de Strategic Sourcing
A evolução da função compras dentro das empresas e organizações, passa necessariamente por um processo de compra mais sistemático, rigorozo e colaborativo, baseado numa análise das compras por categoria e pela especialização da função. A este processo mais sistemático, envolvendo uma maior participação interna e orientado para resultados, chama-se Strategic Sourcing.
A implementação de programas de Strategic Sourcing nas empresas, permite não só atingir níveis de poupança muito significativos, quer nas categorias indirectas quer nas compras estratégicas, como também garantir a sua sustentabilidade no futuro, ao proporcionar um ambiente de formação on-the-job às suas equipas internas.
A execução hands-on de programas de Redução de Custos baseados num processo de Strategic Sourcing, é um dos serviços mais importantes e nucleares na oferta de serviços da BIG Partners.
Mais uma vez sem risco, pois temos a confiança de ligar os nossos fees aos resultados obtidos, numa lógica "no savings - no fees".
Metodologia utilizada na implementação de programas de Strategic Sourcing

Numa primeira fase de um projecto de Strategic Sourcing, é efectuado um diagnóstico da função Compras e uma análise detalhada aos custos com a aquisição de bens e serviços, identificando o potencial de poupança por categoria e apresentando um roadmap detalhado para a sua concretização.
FASE 1 - Diagnóstico aos custos e identificação do potencial de poupança
O ponto de partida de colaboração com os nossos clientes é habitualmente a elaboração de um diagnóstico à Função Compras e aos custos da empresa/organização, que permita identificar as oportunidades e definir um roadmap de acção.
O processo de diagnóstico à função Compras passa essencialmente pela análise da função em 4 dimensões: (1) Organização e Estratégia, (2) Pessoas e nível de qualificações (3) Processos de negócio e (4) Sistemas de Informação de apoio às compras. Este processo de diagnóstico ajuda a identificar carências da função dentro da organização, pensando em soluções de evolução pragmáticas e possíveis de implementar.
Este diagnóstico possibilita a obtenção de uma visão clara do estado actual da Função Compras e da forma como poderá evoluir para o futuro.
A análise dos custos com a aquisição de bens e serviços, passa por analisar e responder aos seguintes pontos:
-
Qual o valor total de custos da organização?
-
Qual o valor de cada categoria de compra?
-
Quais os drivers de custos de cada categoria e como estão a ser utilizados pela organização?
-
Quais os fornecedores existentes e como é realizado o processo de consulta ao mercado?
-
Qual o perfil de consumo e as alavancas que são possíveis accionar?
-
Qual o potencial de poupança, categoria a categoria?
O resultado final a entregar aos clientes inclui tipicamente:
-
Diagnóstico detalhado da organização de Compras, processos e sistemas de suporte.
-
Diagnóstico das principais categorias de compras e desvios face aos benchmarkings.
-
Relatório de recomendações, incluindo poupanças estimadas por categoria de compras;

