top of page
Organização, Processos e IT - Temas centrais para a Função Compras 

Organização, Processos e Sistemas de Informação, são temas absolutamente vitais para o sucesso da função compras dentro das empresas.

Contudo, existem diferentes atitudes face a cada um destes temas dentro das empresas e organizações.

 

Como deve estar estruturada e organizada a função Compras? Qual o nível de centralização, nomeadamente para as categorias operacionais não-estratégicas? Onde deverá estar localizada na estrutura? Como é medida a performance da estrutura de Compras? Como poderão os Sistemas de Compras contribuir para o aumento da produtividade e o acesso a informação importante dos contratos existentes e dos concursos efectuados?

 

A resposta a cada uma destas perguntas depende obviamente dos desafios específicos de cada empresa ou organização.

 

A BIG Partners acredita que só com uma organização de Compras adequada e com uma equipa devidamente preparada, processos de trabalho bem desenhados e sistemas de informação que garantam a produtividade e o acesso à informação, poderá uma empresa ou organização beneficiar devidamente da Função Compras e dos resultados que esta poderá garantir.

Como poderemos ajudar...
Organização de Compras e Redesenho do Modelo

Quer na montagem incial de uma área de Compras, quer no processo de evolução natural das Compras dentro das organizações, será necessáirio (re)desenhar um modelo de funcionamento e de responsabilidades.

 

A BIG Partners apoia os seus cliente na montagem ou no redesenho das suas organizações de Compras, conciliando as melhores práticas de centralização, profissionalização e colaboração entre departamentos/divisões, com a realidade e os interesses concretos do negócio e dos seus stakeholders. 

 

Após um diagnostico inicial à Função, será analisado em mais detalhe o funcionamento da Área de Compras e a forma como interage com os outros departamentos internos.

 

Um Modelo de Compras deverá garantir (1) que a função é executada através de um processo colaborativo em equipas multi-disciplinares, (2) que tem apoio do Top Management, (3) que está alinhado com o negócio, (4) que possui uma equipa competente e (5) que existem as ferramentas necessárias para que o seu trabalho tenha sucesso.  

 

bottom of page